Como monitorar eventos JivoChat com Facebook Pixel
Caros clientes! Além de visualizar suas estatísticas do chat pelo painel de controle da JivoChat, você pode acompanhar e analisar eventos também no Facebook Pixel analytics.
Todos os eventos são enviados automaticamente, não sendo necessário inserir códigos de rastreamento especiais em seu site.
Lembre-se que esse recurso está disponível apenas na versão PRO do JivoChat.
Para visualizar eventos, siga os passos:
- Faça login em sua conta do Facebook Business e selecione "Gerenciador de eventos" na lista de ferramentas ou siga o link.
- Na lista de ações encontre um evento chamado "JivoChat" e verifique se há algum dado. Se necessário, envie uma mensagem de teste para o chat. Os eventos devem ser exibidos em alguns minutos:
- Em seguida vá em "Exibir detalhes" e consulte a coluna "Parâmetros do evento" para obter os detalhes sobre os eventos recebidos:
Crie uma conversão JivoChat
Você pode agrupar os dados dos próximos eventos JivoChat para atender às suas necessidades, criando uma conversão personalizada.
Lembre-se de que a conversão personalizada que você cria só será aplicada aos dados obtidos depois de criar a conversão e não afetará os dados anteriores.
- os campos "Nome" e "Descrição" podem ser preenchidos com qualquer texto, por exemplo: o "Usuário deixou contatos (online)"
- "Fonte de dados": escolha uma fonte necessária
- Evento de conversão": selecione o "JivoChat"
- "Regras": escolha o tipo "Parâmetros do evento", com o parâmetro "content_name" que é "igual" (ou "contém"). Em seguida, cole o valor "User_gave_contacts_during_chat" e selecione-o na dica de digitação que aparece abaixo
- clique no botão "Criar" para finalizar o processo.
O próximo parágrafo contém uma lista de todos os eventos que também podem ser definidos como conversões.
Descrição dos eventos disponíveis no Facebook Pixel
Chat established ou "Chat estabelecido" - Uma conversa foi iniciada entre um visitante e um operador. Este evento é gravado quando um operador aceita uma notificação de nova conversa no seu computador/dispositivo móvel. Isto ocorre nos seguintes casos:
- Quando um cliente envia uma mensagem no chat após receber um convite proativo e o operador clica em Responder no aplicativo do operador;
- Quando um cliente clica manualmente no widget do chat e envia uma mensagem no chat sem ter recebido um convite proativo e o operador clica em Responder no aplicativo do operador;
- Quando um operador inicia manualmente uma conversa com um cliente utilizando o botão "Iniciar conversa" no monitor de visitantes do aplicativo. Note que, neste caso, não é necessário uma resposta do visitante, ou seja, é possível receber este evento sem haver uma indicação dele nas estatísticas de chats e arquivos dentro do painel da JivoChat pois nós não guardamos conversas nas quais não houveram mensagens de um visitante.
Chat requested ou "Pedido de Chat" – Um visitante clicou manualmente no widget do chat. Este evento não representa chats iniciados, somente cliques no widget do chat.
Proactive invitation shown ou "Convite proativo enviado" - Um convite proativo foi enviado à um visitante. Proactive invitation accepted ou "Convite proativo aceito" – Um visitante aceita um convite proativo ao enviar uma mensagem como resposta. Em dispositivos móveis, este evento é enviado após o clique do botão do chat após o recebimento de um convite proativo.
Proactive invitation rejected ou "Convite proativo rejeitado**"** - Um visitante fecha a janela do convite proativo clicando no "X" no widget do chat.
Offline form shown ou "Formulário offline enviado" - Um formulário de contato offline foi mostrado ao visitante quando não haviam operadores online.
Offline message sent ou "Mensagem offline enviada" - Um visitante enviou uma mensagem offline.
User gave contacts during chat ou "Usuário enviou informações de contato durante o chat" - Um visitante preencheu o formulário de contato na janela do chat online.
Callback invitation shown ou "Convite de Ligação enviado" - O formulário de solicitação de callback abriu automaticamente para o visitante acionado por uma atividade automática.
Callback requested ou "Ligação requisitada" - O visitante clicou no botão "Me ligue" no formulário de solicitação de callback.
Mobile call ou "Ligação de celular" - O visitante clicou na opção de omni channel "Ligar (número de telefone)" ou solicitou um callback na versão mobile do site.
in-chat email form shown ou "Envio de formulário de e-mail no chat" – Um visitante recebeu o formulário de pedido de e-mail no chat pelo sistema de Atividades Automáticas.
In-chat email form submitted ou "Preenchimento de formulário de e-mail no chat" - Um visitante preencheu o formulário de pedido de e-mail no chat, enviado pelo sistema de Atividades Automáticas.
Continue in FB ou "Continuar pelo Facebook" - Um visitante clicou no botão "Continuar pelo Facebook".
Client initiates chat ou "Cliente iniciou um chat" - Um visitante iniciou manualmente um chat sem ter recebido um convite proativo.
Client answer on agent request ou "Cliente respondeu após pedido do operador" – Um operador iniciou manualmente um chat através do monitor de visitantes e o visitante respondeu à mensagem enviada pelo operador.
Prechat phrase clicked — cliente iniciou um chat a partir de um botão pré-chat.
Como contar os eventos
Dependendo de qual é a ação alvo para o cliente no chat, as estatísticas podem ser consideradas de diferentes maneiras. Em alguns casos, uma conversão é considerada como uma solicitação do cliente para bater papo, independentemente do resultado. Em outros casos, apenas os diálogos bem-sucedidos precisam ser contados, sem levar em conta os perdidos. Outra opção é contar apenas os leads.
Para calcular todas as solicitações de bate-papo do cliente, você precisa resumir os seguintes eventos:
- Offline_message_sent - Proactive_invitation_accepted
- Client_initiates_chat
- Client_answer_on_agent_request
Para soluções mais complexas, você pode usar metas compostas. Por exemplo, você pode rastrear chats bem-sucedidos, quando o cliente enviou uma mensagem (Client_initiates_chat) e o agente aceita o chat (Chat_established):
Públicos do JivoChat no Facebook
- Vá para a seção "Públicos-alvo"
- Clique em "Criar um público personalizado" e selecione "Site" como a fonte:
- Crie um novo público personalizado, conforme mostrado na imagem abaixo, usando um (ou mais) eventos da JivoChat:
Extensão do navegador Facebook Pixel Helper
O Facebook fornece uma ferramenta especial chamada Facebook Pixel Helper que rastreia a atividade de pixels do Facebook em segundo plano. Você pode usá-lo para verificar quais eventos são enviados ao Pixel quando você interage com o JivoChat.
O Pixel Helper é uma extensão do navegador Chrome disponível na loja de extensões: link.
Por que as estatísticas podem ser diferentes dos dados no aplicativo JivoChat
Se não houver dados no Facebook Pixel, pode haver dois motivos principais para isso:
- Você usa uma versão gratuita do nosso serviço. 2. Os códigos Pixel e Jivochat são incorporados em diferentes partes do modelo do site (por exemplo, o código Pixel do Facebook está no cabeçalho, o código JivoChat está no rodapé).
Razões oficiais pelas quais as estatísticas podem estar erradas (da equipe de suporte do Facebook):
- Instalação incorreta do código do Facebook Pixel. Alguns navegadores podem ignorar / bloquear o código JavaScript (Facebook Pixel é um código JavaScript).
- Os códigos de contador são instalados no final de uma página HTML. Se o usuário parar de baixar essa página ou deixá-la antes que ela seja carregada completamente, você não obterá nenhum hit no Facebook Pixel.
- Os bloqueadores de anúncios também podem bloquear o Facebook Pixel. 4) Problemas nos servidores do Facebook Pixel ou com o ISP. 5) Os contadores usam algoritmos diferentes para processamento de dados.
Assim, certos erros podem sempre estar presentes nos dados. O número exato de bate-papos é mostrado no aplicativo JivoChat. Mas, claro, para uma melhor compreensão você pode usar o Facebook Pixel ou o Google Analytics.