Como monitorar eventos do JivoChat pelo Google Analytics

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Nota: A partir de 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics não vão mais processar dados. Os clientes verão seus relatórios do Universal Analytics por algum tempo após essa data, no entanto, os novos dados só serão transmitidos para as propriedades do Google Analytics 4 (a próxima geração do Analytics, que traz novos recursos de geração de relatórios e exploração).

Para fazer a migração do Universal Analytics para o Google Analytics 4, clique aqui

Etapas desse tutorial:

  1. Como monitorar eventos do JivoChat no Google Analytics
  2. Como marcar eventos como conversão
  3. Descrição dos eventos disponíveis no Google Analytics
  4. Como utilizar o Gerenciador de Tags do Google (GTM)
  5. Google Analytics e painel de visitantes do JivoChat

Como monitorar os eventos do JivoChat no Google Analytics

Com as novas atualizações, os eventos do JivoChat são transmitidos ao Google Analytics 4 automaticamente. No entanto, se você quiser acompanhar a conversão usando metas, isso já precisará ser configurado adicionalmente.

Para visualizar os eventos você precisa:

  1. Faça login na sua conta do Google Analytics.
  2. Vá para a guia "Relatórios" → "Engajamento" → "Eventos".
  3. Nas categorias do evento, selecione "JivoSite".

Você deve ver o seguinte:

Se não houver eventos na sessão "Eventos", verifique se você está usando uma versão profissional ou de teste do JivoChat, isso pode ser verificado no no painel JivoChat, em "Faturamento".

Além disso, se você usar o Gerenciador de tags do Google, precisará fazer configurações adicionais descritas neste guia na quarta etapa. Lembre-se de que há um atraso na exibição das estatísticas no Google Analytics, podendo levar até 72h para aparecerem no seu painel.

Como marcar eventos como conversão no Google Analytics 4

Como já mencionado neste tutorial, o JivoChat envia automaticamente eventos sobre a interação do usuário com o chat para o Google Analytics 4. Para isso, basta ter um contador no site e uma licença profissional no JivoChat.

As estatísticas do evento podem ser visualizadas na sessão "Relatórios" - "Engajamento" - "Eventos".

Para acessar os eventos do JivoChat, clique no parâmetro "JivoSite" e selecione o item "event_action" na lista suspensa como parâmetro para exibição dos dados. Será exibida uma lista de eventos e o número de vezes que foram acionados nos últimos 30 minutos. Dessa forma, você pode testar a integração do JivoChat com o Google Analytics verificando se os eventos estão sendo enviados.

Para rastrear apenas determinados eventos, você pode adicioná-los como alvos.

Para fazer isso, vá para a sessão "Configuração" - "Eventos" e clique no botão "Criar evento".

Em seguida, clique em "Criar"

Nessa etapa, configuraremos da seguinte maneira:

Na etapa "Configuração":

  • Personalizar nome do evento: você pode escrever de acordo com o evento a ser mapeado, por exemplo: "Chat_Estabelecido_JivoChat"

Em "Condições de correspondência":

  • Parâmetro: escreva event_action
  • Operador: selecione a opção "igual a"
  • Valor: atribua ao nome do evento, no caso, "Chat Established"
  • Em seguida, clique em "Criar"

Nota: o evento personalizado pode levar até 48h para ser registrado em no painel de "Eventos existentes".

Após o processamento ser confirmado pelo Google Analytics, você pode marcar o evento criado como uma conversão ativando o botão correspondente:

Agora, o evento de destino criado será exibido na sessão "Relatórios" - "Engajamento" - "Eventos" ou "Conversões".

Descrição dos eventos disponíveis no Google Analytics

Chat established ou "Chat estabelecido" - Uma conversa foi iniciada entre um visitante e um operador. Este evento é gravado quando um operador aceita uma notificação de nova conversa no seu computador/dispositivo móvel. Isto ocorre nos seguintes casos:

  • Quando um cliente envia uma mensagem no chat após receber um convite proativo e o operador clica em Responder no aplicativo do operador;
  • Quando um cliente clica manualmente no widget do chat e envia uma mensagem no chat sem ter recebido um convite proativo e o operador clica em Responder no aplicativo do operador;
  • Quando um operador inicia manualmente uma conversa com um cliente utilizando o botão "Iniciar conversa" no monitor de visitantes do aplicativo. Note que, neste caso, não é necessário uma resposta do visitante, ou seja, é possível receber este evento sem haver uma indicação dele nas estatísticas de chats e arquivos dentro do painel da JivoChat pois nós não guardamos conversas nas quais não houveram mensagens de um visitante.

Chat requested ou "Pedido de Chat" – Um visitante clicou manualmente no widget do chat. Este evento não representa chats iniciados, somente cliques no widget do chat.

Proactive invitation accepted ou "Convite proativo aceito" – Um visitante aceita um convite proativo ao enviar uma mensagem como resposta. Em dispositivos móveis, este evento é enviado após o clique do botão do chat após o recebimento de um convite proativo.

Proactive invitation rejected ou "Convite proativo rejeitado" - Um visitante fecha a janela do convite proativo clicando no "X" no widget do chat.

Proactive invitation shown ou "Convite proativo enviado" - Um convite proativo foi enviado à um visitante.

Offline form shown ou "Formulário offline enviado" - Um formulário de contato offline foi mostrado ao visitante quando não haviam operadores online.

Offline message sent ou "Mensagem offline enviada" - Um visitante enviou uma mensagem offline.

User gave contacts during chat ou "Usuário enviou informações de contato durante o chat" - Um visitante preencheu o formulário de contato na janela do chat online.

Callback invitation shown ou "Convite de Ligação enviado" - O formulário de solicitação de callback abriu automaticamente para o visitante acionado por uma atividade automática.

Callback requested ou "Ligação requisitada" - O visitante clicou no botão "Me ligue" no formulário de solicitação de callback.

Callback button ou "Botão de callback" - O visitante abriu o formulário de solicitação de callback na versão desktop do site clicando no botão externo de callback, localizado acima do widget, ou na opção de callback dos canais omni channel, exibida quando o usuário passa o mouse sobre o widget.

Mobile call ou "Ligação de celular" - O visitante clicou na opção de omni channel "Ligar (número de telefone)" ou solicitou um callback na versão mobile do site.

In-chat email form shown ou "Envio de formulário de e-mail no chat" – Um visitante recebeu o formulário de pedido de e-mail no chat pelo sistema de Atividades Automáticas.

In-chat email form submitted ou "Preenchimento de formulário de e-mail no chat" - Um visitante preencheu o formulário de pedido de e-mail no chat, enviado pelo sistema de Atividades Automáticas.

Continue in FB ou "Continuar pelo Facebook" - Um visitante clicou no botão "Continuar pelo Facebook".

Client initiates chat ou "Cliente iniciou um chat" - Um visitante iniciou manualmente um chat sem ter recebido um convite proativo.

Client answer on agent request ou "Cliente respondeu após pedido do operador" – Um operador iniciou manualmente um chat através do monitor de visitantes e o visitante respondeu à mensagem enviada pelo operador.

Prechat phrase clicked — cliente iniciou um chat a partir de um botão pré-chat.

Como utilizar o Google Tag Manager (GTM)

Se você utiliza o Google Tag Manager para controlar o Google Analytics e não consegue visualizar os eventos JivoSite, verifique as seguintes configurações no conteiner do Google Analytics e realize as mudanças necessárias.

Acesse as configurações do conteiner do Google Analytics 4, em seguida:

  1. Clique em "Tags"
  2. Posteriormente, clique em cima do que tem escrito na indicação "Nome"

Clique em cima do símbolo do lápis:

Onde tem "HTML Personalizado", clique em cima do lápis novamente

Em seguida, configure os eventos dentro da opção GA4

Para a opção "Google Analytics: configuração do GA4", retorne ao painel do Analytics -> Clique em "Configurações da propriedade" -> Copie o ID da métrica

Em seguida, retorne ao GTM e cole o ID -> Em seguida, clique em "Salvar"

Por que as estatísticas do Google Analytics podem ser diferentes do painel de visitantes do JivoChat?

O Google Analytics mostra dados com base nos últimos 30 minutos, até mesmo na opção "tempo real". Em contrapartida, em nosso painel JivoChat mostramos o acesso de quem está em seu site naquele exato momento. Além disso, outras razões podem impactar:

  1. Você estar na versão grátis do nosso chat.
  2. Você possui 2 ou mais códigos do Google Analytics no seu site, então os nossos eventos estão sendo enviados para outro contador. Se este é seu caso, nossa equipe de suporte técnico pode lhe ajudar no chat 24/7 em https://www.jivochat.com.br/ .

Motivos oficiais do por quê as estatísticas podem estar incorretas (informados pela equipe de suporte do Google)

  1. Instalação incorreta do código contador do Google Analytics: alguns browsers podem ignorar/bloquear códigos javascript (o código do Google Analytics é em javascript).
  2. Códigos contadores são instalados no final da página HTML: se o usuário clica em parar no navegador e não finaliza o download da página, ou a fecha antes do carregamento total, o acesso não será contabilizado no Google Analytics.
  3. Ferramentas de bloqueio de propagandas (adsblocks): podem bloquear o Google Analytics.

Portanto, alguns erros podem ocorrer nos dados visualizados. O número mais preciso de chats pode ser encontrado em nosso painel de visitantes. Você pode utilizar o Google Analytics para uma visão mais compreensiva das estatísticas.

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