Como integrar o JivoChat ao SendinBlue
Integração via Zapier
Você pode integrar o JivoChat com milhares de plataformas diferentes criando um Zap pela nossa integração com o Zapier. Com esta integração, nós enviamos o evento "chat_finished" (Chat encerrado) para que você possa encaminhar dados das conversas e clientes do seu JivoChat para qualquer um dos milhares de aplicativos disponíveis para integração no Zapier.
Uma das integrações disponíveis é com a plataforma SendinBlue. Para integrar o JivoChat à SendinBlue, basta seguir o tutorial abaixo:
Primeiro, acesse sua conta no Zapier. Caso ainda não possua uma conta, você pode criá-la gratuitamente. Contas grátis do Zapier podem ter até 5 Zaps de 2-etapas em funcionamento e até 100 eventos por mês, ou seja, 100 chats finalizados processados por mês através do Zapier. Caso seu negócio possua um número maior de chats por mês, para usar o Zapier você precisará adquirir uma versão paga na plataforma deles.
Após fazer o login, volte ao nosso tutorial e clique neste link aqui ou copie a seguinte URL e cole-a diretamente em seu navegador: https://zapier.com/apps/jivochat/integrations.
Se preferir, pode acessar a página de Apps dentro do Zapier e pesquisar por "JivoChat" para encontrar nosso app na lista de integrações disponíveis.
Após acessar a página do nosso app no Zapier, clique em "Start using JivoChat now!".
Você visualizará o evento que temos disponível para integração. Clique em "Save + Continue".
Nesta etapa, você deverá conectar sua conta do JivoChat. Clique em "Connect an Account". Uma nova janela será aberta para que você faça o login usando suas credenciais do JivoChat.
Após fazer o login, escolha o canal que deseja conectar e clique em "Save + continue".
Agora você deverá selecionar o tipo de amostra desejado para criar seu Zap. Já haverá uma amostra pré-selecionada, bastando apenas clicar em "Continue".
A configuração do JivoChat já está pronta. Clique agora em "Add an action" ou clique no botão apontado na imagem abaixo.
Pesquise pelo aplicativo SendinBlue e selecione-o na lista.
Note que há muitas integrações disponíveis no Zapier, cada uma com campos customizados e não controlados por nós disponíveis. Se encontrar quaisquer problemas na integração de apps de terceiros, entre em contato diretamente com a equipe de suporte do Zapier.
Escolha a ação desejada e clique em "Save + Continue".
Conecte sua conta da SendinBlue clicando em "Connect an Account".
Para conectar sua conta, você precisará inserir sua chave API. Caso não a tenha em mãos, clique em "advanced section" para ser encaminhado ao painel da SendinBlue no menu onde encontrará sua Chave API.
Copie a chave de versão "v2" encontrada no seu painel da SendinBlue.
Cole a chave API e clique em "Yes, Continue".
Após conectar a conta, clique em "Save + Continue".
Configure o template da integração da forma que desejar, selecionando ao menos uma Lista (List) e no campo Email, clique para escolher um campo do JivoChat (apontado na imagem abaixo à direita do campo de Email) e selecione o campo "Visitor's email" (E-mail do visitante). Caso deseje, pode escolher outros campos do JivoChat para inserir nos campos opcionais de Atributos (Attributes) que encontrará mais abaixo. Note que os Atributos devem ser configurados previamente dentro da própria SendinBlue para que funcionem corretamente; se precisar de apoio, entre em contato com o suporte da SendinBlue.
Após finalizar, clique em "Continue" no final da página.
No próximo passo, você poderá enviar um teste para a SendinBlue ou pular o teste.
Após realizar ou pular o teste, clique em "Finish".
Agora é só ativar o Zap para que comece a funcionar.
Pronto! Agora você receberá os dados selecionados do nosso evento "chat_finished" diretamente nos dados de Contatos da sua conta da SendinBlue.