Como integrar o WhatsApp Business ao JivoChat através da Edna

Incluso gratuitamente nos planos
VIP

IMPORTANTE - Requisitos mínimos

Para conectar e utilizar a integração do WhatsApp Business, é necessário possuir empresa registrada com CNPJ válido e documentos que comprovem a autenticidade da empresa. Caso contrário, o WhatsApp não aprovará sua requisição e não permitirá que você integre seu WhatsApp Business a plataformas externas. Caso não possua empresa registrada, infelizmente não é possível integrar seu WhatsApp Business ao JivoChat. Além disso, note que essa integração possui custos extras para ser utilizada, independente do plano que você possui no JivoChat.


Crie sua conta no Edna e conecte-a ao JivoChat para responder mensagens do seu WhatsApp Business diretamente pelo JivoChat. Além disso, essa integração permite que você adicione a opção do WhatsApp na versão mobile do widget do JivoChat para que seus visitantes possam iniciar uma conversa diretamente pelo WhatsApp caso desejem.

Para integrar sua API do WhatsApp Business através do nosso parceiro Edna, siga os passos abaixo:

Passo 1. Cadastre e verifique sua empresa no Facebook

Caso já possua uma conta verificada no Facebook para sua empresa, siga para o passo 2 deste tutorial.

É necessário possuir uma conta de empresa no Facebook Business para poder conectar e utilizar a API do WhatsApp Business. Para fazer isso, cria usa conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Após cadastrar sua conta, você deverá também verificar sua conta junto ao Facebook. Para verificar sua conta, siga os passos abaixo:

- [Clique aqui](https://business.facebook.com/settings/security) para iniciar a verificação;

- O Facebook precisa verificar a identidade do seu negócio;

- Esse processo leva em média de 5 a 15 minutos para ser finalizado e cerca de 7 a 14 dias úteis para o Facebook revisar a sua conta.

  • Insira os detalhes da sua empresa Neste campo você deverá inserir as informações que estão vinculadas ao seu cartão CNPJ para que não tenha problemas nas próximas etapas, pois precisará anexar documentos de prova de endereço.
  • Selecione suas empresas Neste campo, o Facebook lhe dará registros públicos de uma ou mais empresas correspondentes à sua. Caso a sua não esteja na lista, não se preocupe, pode seguir e escolher a opção Não há correspondência para nenhuma dessas opções.
  • Verificar a Razão Social da empresa Neste campo você deverá carregar um documento oficial padrão que corresponda à razão social da empresa seleciona acima. Documentos como Alvará de funcionamento, Contrato Social ou outros relacionados.

  • Confirme os detalhes da sua empresa Neste campo você selecionará o endereço e o número de telefone que deseja mostrar em seu perfil comercial. Depois de concluir a verificação da empresa, seu perfil comercial será atualizado para corresponder às informações verificadas.
  • Escolha um método de verificação Nesse campo você deverá escolher uma opção para que o Facebook possa entrar em contato com você e lhe enviar um código de verificação.

Caso não possa usar a opção de recebimento de código no momento, continue a verificação enviando documentos que comprovem o seu negócio e que corresponda aos dados informados nos campos anteriores.

Assim que for aprovado (caso esteja tudo correto), dentro de cerca de 5 dias você receberá um e-mail do próprio Facebook, e em seu Gerenciador de Negócios poderá ver, em Informações da Empresa, o Status atualizado conforme a imagem abaixo.

Passo 2. Crie uma conta no Edna

Você deverá agora criar sua conta no site do nosso parceiro Edna. Basta acessar este link, inserir seus dados e clicar em Submit

Importante : insira seu número de telefone completo incluindo o código do país (55 para o Brasil) e DDD. É importante que seja um número real e que você tenha fácil acesso ao mesmo, pois precisará do telefone para finalizar a criação da conta.

Pronto! Dentro de alguns dias a equipe de especialistas da Edna entrará em contato com você por email para auxiliar com os próximos passos.

Passo 3. Conecte o Edna ao JivoChat

Depois que sua estiver registrada no Edna após o passo 2, você poderá conectá-la ao JivoChat.

Para fazer isso, acesse seu aplicativo web do JivoChat ou um de nossos apps para Desktop e siga para Configurações -> Canais -> Provedores do WhatsApp.

Clique em Conecte a conta ao JivoChat na opção do meio para conexão via Edna.

Preencha os campos marcados com as seguintes informações:

-Nome do canal: Nome visualizado no aplicativo JivoChat quando um cliente enviar uma mensagem através deste canal;

-O número de telefone para a sua conta na API do WhatsApp Business: Seu número aprovado junto ao Edna para o WhatsApp Business API;

-Delegar todos os operadores para o canal: Caso esteja selecionado, todos os operadores criados em sua conta estarão habilitados para responder mensagens que vierem do canal do WhatsApp Business. Caso desmarque esta opção, apenas o o administrador principal da conta ficará delegado ao canal. Você pode adicionar ou remover operadores deste canal a qualquer momento posteriormente, seguindo este tutorial aqui.

Após finalizar o preenchimento dos campos, clique em Criar canal.

Pronto! Agora você pode responder seus clientes do WhatsApp Business diretamente pelo JivoChat.

Desejamos a você um dia de trabalho muito produtivo!

Artigos relacionados
Está com dúvidas?
Pergunte-nos pelo chat, estamos sempre disponíveis para ajudar!